Tuesday, April 24, 2012
CONCEIÇÃO MARIA (1948-1966)
O
navio de carga geral CONCEIÇÃO MARIA foi uma das unidades mercantes
integradas no “Despacho 100” construídas em Portugal, segundo
projecto nacional, por encomenda da Sociedade Geral de Comércio,
Indústria e Transportes, a companhia armadora do Grupo CUF, que na
época era a maior companhia de navegação portuguesa, quer em
termos de frota, que de tonelagem.
Este
elegante cargueiro de 3.000 toneladas de porte era gémeo do ANTÓNIO
CARLOS, entrado ao serviço um ano antes, derivando ambos do projecto
do n/m ALEXANDRE SILVA. A construção deste tipo de cargueiros
prosseguiu em Lisboa com os quatro navios mistos de passageiros e
carga ALFREDO DA SILVA, ANA MAFALDA, RITA MARIA e MANUEL ALFREDO.
Com
linhas muito elegantes, o CONCEIÇÃO MARIA tinha os porões
preparados especialmente para o transporte de mancarra da Guiné para
Lisboa, tendo feito também a linha do Norte da Europa com carga
geral. Acabou por se perder em resultado de uma colisão grave
seguida de incêndio em águas alemãs no ano de 1966, quando
navegava sob denso nevoeiro com destino a Bremen. Ainda foi rebocado
para Lisboa, mas as avarias não justificaram a sua reparação e o
navio foi demolido no Tejo em 1968.
CONCEIÇÃO
MARIA (1948-1966)
Navio
de carga e passageiros a motor, construído de aço, em 1946-1948.
Nº. IMO 5507800. Nº oficial: H 360; Indicativo de chamada: CSIU.
Arqueação bruta: 1.736 toneladas; Arqueação líquida: 932
toneladas; Porte bruto: 2.974 toneladas; Deslocamento máximo: 4.564
toneladas; Deslocamento leve: 1.590 toneladas. Capacidade de carga: 2
porões servidos por 4 escotilhas, com 5.381 m3.
Comprimento ff: 93,32 m; Comprimento pp: 86,40
m; Boca: 12,84 m; Pontal:
4,55m; Calado: 5,64 m. Máquina: 1 motor diesel Burmeister &
Wain, construído em Copenhaga, Dinamarca, em 1944, modelo 750-VF-90,
de 7 cilindros, com 2.500 bhp a 160
rpm; 1 hélice. Velocidade:
12 nós (13 nós vel. máx.). Passageiros: 8. Tripulantes: 22. Navio
gémeo: ANTÓNIO CARLOS. Custo: 30.896.000$00.
Construído
no Estaleiro Naval da A.G.P.L. em Lisboa, pela Companhia União
Fabril (construção nº. 121), para a Sociedade Geral de Comércio,
Indústria e Transportes. A quilha do CONCEIÇÃO MARIA foi assente a
27-07-1946 e o navio foi lançado à água a 21-06-1947 pelo Ministro
da Marinha, Cte. Américo Thomaz. Foi madrinha a menina Conceição
Maria do Espírito Santo Silva, bisneta do fundador da S.G., Alfredo
da Silva. Visitado pelo Presidente da Republica e entidades oficiais
a 12-06-1948, juntamente com o ALCOBAÇA e o BRAGANÇA, todos
atracados em Alcântara. Entregue ao armador a 3-07-1948 e registado
em Lisboa a 8-07. Na primeira viagem saiu de Lisboa a 24-07 para
Casablanca onde carregou fosfatos. Seguiu-se uma estadia em Lisboa de
28-07 a 16-08, quando largou para Bolama. Quando navegava de
Casablanca para Newcastle, a 6-04-1949, encalhou num banco de areia
em Goodwin, Inglaterra, mas foi safo sem avarias. A 27-09-1950 foi
rectificada a arqueação, passando a ter 1.815 TAB e 985 TAL. Em
26-06-1961 foi fretado pelo Ministério do Exército para transporte
de tropas e material de guerra (portaria nº 18.551 de26-06-1961). A
2-02-1966 sofreu um abalroamento com o navio de carga holandês
SIMONSKERK (9.821 TAB/1961), no rio Ems, seguindo-se um incêndio
grave. O navio dirigia-se a Bremen, sendo rebocado para um estaleiro
de Emden. A 11-04-1967 entrou em Lisboa a reboque e foi imobilizado
na doca do Poço do Bispo. Vendido para sucata a Américo Vasques
Vale a 12-10-1967, foi desmantelado em Lisboa em 1968 na doca do Poço
do Bispo. Registo cancelado a 25-01-1968.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment