Tuesday, April 24, 2012

MONTE BRASIL (1948-1981)

Navio de carga e passageiros a motor, construído de aço, em 1947-1948. Nº oficial: H-365; Indicativo de chamada: CSLP. Arqueação bruta: 2.394 toneladas; Arqueação líquida: 1.303 toneladas; Porte bruto: 3.901 toneladas; Deslocamento máximo: 5.580 toneladas; Deslocamento leve: 2.004 toneladas. Capacidade de carga: 4 porões servidos por 4 escotilhas, com 6.410 m3, incluindo 134 m3 de carga frigorífica. Comprimento ff.: 106,44 m; Comprimento pp.: 100,44 m; Boca: 14,58 m; Pontal: 5,11 m; Calado: 5,88 m. Máquina: 1 motor diesel Sulzer modelo 7SDS60, nº 28869, de 7 cilindros, com 3.400 bhp a 148 rpm; 1 hélice de 4 pás. Velocidade: 14 nós (16 nós vel. máx.). Passageiros: 12 em 6 camarotes. Tripulantes: 30. Navio gémeo: RIBEIRA GRANDE. Custo: 36.356.000$00.

O MONTE BRASIL foi construído no estaleiro A. Vuijk & Zonen, em Capelle a/d Yssel, Holanda, (construção nº. 709) para a Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos segundo projecto do Eng. Vasco Taborda Ferreira. De início foi-lhe atribuído o nome FAIAL. As formas de querena foram estudadas e aperfeiçoadas no tanque de El Pardo, da Sociedad Espanola de Construccion Naval, de Madrid. Em 21-08-1947 foi assente a quilha na carreira de construção, o navio foi lançado à água a 8-04-1948 e entregue em 17-08-1948. Saiu de Roterdão a 27-08-1948 na viagem de entrega para Leixões (30-08 a 6-09-1948) e Lisboa onde entrou pela primeira vez a 7-09. Foi seu primeiro comandante o Capitão da Marinha Mercante Amadeu Calisto Ruivo. Registado em Lisboa a 24-09-1948 “para utilização no comércio marítimo, longo curso, transporte de carga.” A 27-09-1948 foi visitado pelo Ministro da Marinha e outras entidades oficiais. Destinado à carreira regular Portugal – Madeira – Açores - Estados Unidos da América (Costa Leste), saiu de Lisboa na viagem inaugural a 1-10-1948 para Setúbal (1 a 2-10), Leixões (3 a 6-10), Funchal (8-10), Ponta Delgada (10 a 12-10), Angra do Heroísmo (13 a 14-10) e Nova Iorque (23-10-1948). Registo transferido para Ponta Delgada a 11-10-1948. Nº oficial: 940. Registo inicial em Lisboa cancelado a 26-10-1948. Primeiro comandante: Capitão da Marinha Mercante Amadeu Ruivo. Em 8-11-1959, declarou-se um incêndio nos porões 1 e 2 do MONTE BRASIL com o navio em viagem do Funchal para Ponta Delgada e Nova Iorque, a 115 milhas da Madeira. Os 9 passageiros foram transferidos para o navio norueguês HARTUR STEVE que os desembarcou em Tenerife a 11-11. Prestaram assistência ao MONTE BRASIL os navios de guerra NRP VOUGA, NRP SÃO VICENTE e NRP SÃO NICOLAU e o salvadego holandês ZWART ZEE. Dominado o incêndio o navio regressou a Lisboa a 16-11-1959. O seu comandante, capitão Cunha da Silveira foi condecorado a 10-12-1959 pelo ministro da Marinha pela sua acção no salvamento do MONTE BRASIL. Utilizado principalmente na linha dos EUA até 1972, tendo concluído em Lisboa a 15-10-1972 a última viagem à América do Norte, após o que serviu na carreira dos Açores. Em 11-12-1972 foi transferido para a Empresa Insulana de Navegação que na mesma data absorveu a CNCA. Registado na Capitania do porto de Lisboa pela EIN a 28-03-1973 (Nº oficial: I-422), sendo o registo anterior em Ponta Delgada cancelado a 16-04-1973. Fez uma viagem a Moçambique em Dezembro de 1972 e Janeiro de 1973, após o que serviu em exclusiva na carreira dos Açores. Em 4-02-1974 foi transferido para a CTM – Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, na sequência da fusão entre a Empresa Insulana de Navegação e a Companhia Colonial de Navegação, sendo-lhe atribuído o valor de 12.000 contos. Registado em Lisboa a favor da CTM a 14-05-1974 (Nº oficial: I-449), e utilizado na carreira Continente – Açores. Completou em Lisboa a última viagem a 3-09-1980, permanecendo imobilizado no Mar da Palha. A venda do MONTE BRASIL foi autorizada a 28-10-1981 por despacho do Secretário de Estado dos Transportes Exteriores e Comunicações. Vendido em 18-11-1981 por 7.900.000$00 ao sucateiro Baptista & Irmãos, Lda., que procedeu ao registo do navio em Lisboa a 2-12-1981 “para efeitos de propriedade e posterior demolição” (Nº oficial: I-442), tendo sido desmantelado em Alhos Vedros em 1982. Registo final cancelado a 3-12-1982 por o MONTE BRASIL ter sido demolido no Cais Novo de Alhos Vedros. 
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