Tuesday, April 24, 2012
MONTE BRASIL (1948-1981)
Navio de carga e passageiros a motor,
construído de aço, em 1947-1948. Nº oficial: H-365; Indicativo de
chamada: CSLP. Arqueação bruta: 2.394 toneladas; Arqueação
líquida: 1.303 toneladas; Porte bruto: 3.901 toneladas; Deslocamento
máximo: 5.580 toneladas; Deslocamento leve: 2.004 toneladas.
Capacidade de carga: 4 porões servidos por 4 escotilhas, com 6.410
m3,
incluindo 134 m3 de
carga frigorífica. Comprimento ff.: 106,44 m; Comprimento pp.:
100,44 m;
Boca: 14,58 m; Pontal: 5,11 m; Calado: 5,88 m. Máquina: 1 motor
diesel Sulzer modelo 7SDS60, nº 28869, de 7 cilindros, com 3.400 bhp
a 148 rpm; 1 hélice de 4 pás. Velocidade: 14 nós (16 nós vel.
máx.). Passageiros: 12 em 6 camarotes. Tripulantes: 30. Navio gémeo:
RIBEIRA GRANDE. Custo: 36.356.000$00.
O MONTE BRASIL foi construído no
estaleiro A. Vuijk & Zonen, em Capelle a/d Yssel, Holanda,
(construção nº. 709) para a Companhia de Navegação Carregadores
Açoreanos segundo projecto do Eng. Vasco Taborda Ferreira. De início
foi-lhe atribuído o nome FAIAL. As formas de querena foram estudadas
e aperfeiçoadas no tanque de El Pardo, da Sociedad Espanola de
Construccion Naval, de Madrid. Em 21-08-1947 foi assente a quilha na
carreira de construção, o navio foi lançado à água a 8-04-1948 e
entregue em 17-08-1948. Saiu de Roterdão a 27-08-1948 na viagem de
entrega para Leixões (30-08 a 6-09-1948) e Lisboa onde entrou pela
primeira vez a 7-09. Foi seu primeiro comandante o Capitão da
Marinha Mercante Amadeu Calisto Ruivo. Registado em Lisboa a
24-09-1948 “para utilização no comércio marítimo, longo curso,
transporte de carga.” A 27-09-1948 foi visitado pelo Ministro da
Marinha e outras entidades oficiais. Destinado à carreira regular
Portugal – Madeira – Açores - Estados Unidos da América (Costa
Leste), saiu de Lisboa na viagem inaugural a 1-10-1948 para Setúbal
(1 a 2-10), Leixões (3 a 6-10), Funchal (8-10), Ponta Delgada (10 a
12-10), Angra do Heroísmo (13 a 14-10) e Nova Iorque (23-10-1948).
Registo transferido para Ponta Delgada a 11-10-1948. Nº oficial:
940. Registo inicial em Lisboa cancelado a 26-10-1948. Primeiro
comandante: Capitão da Marinha Mercante Amadeu Ruivo. Em 8-11-1959,
declarou-se um incêndio nos porões 1 e 2 do MONTE BRASIL com o
navio em viagem do Funchal para Ponta Delgada e Nova Iorque, a 115
milhas da Madeira. Os 9 passageiros foram transferidos para o navio
norueguês HARTUR STEVE que os desembarcou em Tenerife a 11-11.
Prestaram assistência ao MONTE BRASIL os navios de guerra NRP VOUGA,
NRP SÃO VICENTE e NRP SÃO NICOLAU e o salvadego holandês ZWART
ZEE. Dominado o incêndio o navio regressou a Lisboa a 16-11-1959. O
seu comandante, capitão Cunha da Silveira foi condecorado a
10-12-1959 pelo ministro da Marinha pela sua acção no salvamento do
MONTE BRASIL. Utilizado principalmente na linha dos EUA até 1972,
tendo concluído em Lisboa a 15-10-1972 a última viagem à América
do Norte, após o que serviu na carreira dos Açores. Em 11-12-1972
foi transferido para a Empresa Insulana de Navegação que na mesma
data absorveu a CNCA. Registado na Capitania do porto de Lisboa pela
EIN a 28-03-1973 (Nº oficial: I-422), sendo o registo anterior em
Ponta Delgada cancelado a 16-04-1973. Fez uma viagem a Moçambique em
Dezembro de 1972 e Janeiro de 1973, após o que serviu em exclusiva
na carreira dos Açores. Em 4-02-1974 foi transferido para a CTM –
Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, na sequência da
fusão entre a Empresa Insulana de Navegação e a Companhia Colonial
de Navegação, sendo-lhe atribuído o valor de 12.000 contos.
Registado em Lisboa a favor da CTM a 14-05-1974 (Nº oficial: I-449),
e utilizado na carreira Continente – Açores. Completou em Lisboa a
última viagem a 3-09-1980, permanecendo imobilizado no Mar da Palha.
A venda do MONTE BRASIL foi autorizada a 28-10-1981 por despacho do
Secretário de Estado dos Transportes Exteriores e Comunicações.
Vendido em 18-11-1981 por 7.900.000$00 ao sucateiro Baptista &
Irmãos, Lda., que procedeu ao registo do navio em Lisboa a 2-12-1981
“para efeitos de propriedade e posterior demolição” (Nº
oficial: I-442), tendo sido desmantelado em Alhos Vedros em 1982.
Registo final cancelado a 3-12-1982 por o MONTE BRASIL ter sido
demolido no Cais Novo de Alhos Vedros.
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