Tuesday, August 24, 2010

FUNCHALENSE 5 (2010- )


Navio motor porta-contentores construído de aço em 2008-10. Nº oficial: 9388390 (IMO); Indicativo de chamada: CSKN. Armador: ENM - Empresa de Navegação Madeirense, Lda., Funchal. Arqueação bruta: 7.580 toneladas; Arqueação líquida: 3.553 toneladas; Porte bruto: 8.700 toneladas; Deslocamento leve: 3.870 toneladas / máximo: 12.210 toneladas. Capacidade de carga: 3 porões; 724 TEUs, (245 TEUs nos porões, 479 TEUs sob o tombadilho) / 443 TEUs 14 Tons. Comprimento ff: 126,87 m; Comprimento pp: 119,54 m; Boca: 20,40 m; Pontal ao pavimento principal: 10,35 m; Calado máximo: 7,75 m. Máquina: 1 motor diesel Caterpillar-MAK modelo 8M43C, de 8 cilindros, com 9.790 BHP (7.202 kW), 1 hélice. Velocidade: 18,5 nós. Tripulantes: 12. Preço: €12.000.000
O porta-contentores FUNCHALENSE 5 foi construído em 2008-2010 no estaleiro Cassens Werft GmbH, em Emden, Alemanha (construção nº 30251), por encomenda do armador alemão Reederei Hinsch GmbH & Co. KG, de Buxtehude, Alemanha, com prazo de entrega previsto para 6-2008. Por se ter registado atraso no acabamento do navio o armador recusou a sua recepção em 7-2008 e este foi acabado em 03-2009 e em 7-2009 efectuou provas de mar com o nome PARITAS-H registado em St. John's, Antígua e Barbuda como propriedade da empresa Neubau 30251 Schiffahrts GmbH, sendo colocado à venda. Na sequência da recusa do navio, o estaleiro Cassens abriu falência e o PARITAS-H, apesar de avaliado em 19 milhões de euros foi posto à venda por um valor substancialmente inferior. A 27-04-2010 foi vendido e entregue à Empresa de Navegação Madeirense, Lda., e registado no Funchal com o nome FUNCHALENSE 5, permanecendo no estaleiro para instalação de 2 gruas de 40 toneladas. A 10-08-2010 saiu de Emden para Leixões (13 a 15-08) sob o comando do Capitão da Marinha Mercante Rui Quental. Iniciou a 15-08 a primeira viagem regular na linha Leixões – Caniçal – Porto Santo – Leixões tendo chegado ao Caniçal pela primeira vez a 16-08. A 17-08-2010 foi inaugurado pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, atracado ao cais de Porto Santo. Foi madrinha a menina Rebecca Maria Mankingen Sousa, filha mais nova do armador Dr. Luís Miguel Sousa.

2 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Neste post utilizei uma fotografia do FUNCHALENSE 5 feita por Marcial Fernandes, a quem agradeço a imagem. O navio está atracado no Porto Santo a 17 de Agosto de 2010, na sua primeira viagem.

André Saraiva said...

Boa noite. De que ano e navio mercante Funchalense. 1? Possuo um diario nautico de 1932 do navio mercante Funchalense propriedade da empresa de navegacao madeirense. Tera algum valor historico? Esta em optimo estado. Andre Saraiva