Tuesday, April 24, 2012

CONCEIÇÃO MARIA (1948-1966)

O navio de carga geral CONCEIÇÃO MARIA foi uma das unidades mercantes integradas no “Despacho 100” construídas em Portugal, segundo projecto nacional, por encomenda da Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes, a companhia armadora do Grupo CUF, que na época era a maior companhia de navegação portuguesa, quer em termos de frota, que de tonelagem.
Este elegante cargueiro de 3.000 toneladas de porte era gémeo do ANTÓNIO CARLOS, entrado ao serviço um ano antes, derivando ambos do projecto do n/m ALEXANDRE SILVA. A construção deste tipo de cargueiros prosseguiu em Lisboa com os quatro navios mistos de passageiros e carga ALFREDO DA SILVA, ANA MAFALDA, RITA MARIA e MANUEL ALFREDO.
Com linhas muito elegantes, o CONCEIÇÃO MARIA tinha os porões preparados especialmente para o transporte de mancarra da Guiné para Lisboa, tendo feito também a linha do Norte da Europa com carga geral. Acabou por se perder em resultado de uma colisão grave seguida de incêndio em águas alemãs no ano de 1966, quando navegava sob denso nevoeiro com destino a Bremen. Ainda foi rebocado para Lisboa, mas as avarias não justificaram a sua reparação e o navio foi demolido no Tejo em 1968.

CONCEIÇÃO MARIA (1948-1966)

Navio de carga e passageiros a motor, construído de aço, em 1946-1948. Nº. IMO 5507800. Nº oficial: H 360; Indicativo de chamada: CSIU. Arqueação bruta: 1.736 toneladas; Arqueação líquida: 932 toneladas; Porte bruto: 2.974 toneladas; Deslocamento máximo: 4.564 toneladas; Deslocamento leve: 1.590 toneladas. Capacidade de carga: 2 porões servidos por 4 escotilhas, com 5.381 m3. Comprimento ff: 93,32 m; Comprimento pp: 86,40 m; Boca: 12,84 m; Pontal: 4,55m; Calado: 5,64 m. Máquina: 1 motor diesel Burmeister & Wain, construído em Copenhaga, Dinamarca, em 1944, modelo 750-VF-90, de 7 cilindros, com 2.500 bhp a 160 rpm; 1 hélice. Velocidade: 12 nós (13 nós vel. máx.). Passageiros: 8. Tripulantes: 22. Navio gémeo: ANTÓNIO CARLOS. Custo: 30.896.000$00.

Construído no Estaleiro Naval da A.G.P.L. em Lisboa, pela Companhia União Fabril (construção nº. 121), para a Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes. A quilha do CONCEIÇÃO MARIA foi assente a 27-07-1946 e o navio foi lançado à água a 21-06-1947 pelo Ministro da Marinha, Cte. Américo Thomaz. Foi madrinha a menina Conceição Maria do Espírito Santo Silva, bisneta do fundador da S.G., Alfredo da Silva. Visitado pelo Presidente da Republica e entidades oficiais a 12-06-1948, juntamente com o ALCOBAÇA e o BRAGANÇA, todos atracados em Alcântara. Entregue ao armador a 3-07-1948 e registado em Lisboa a 8-07. Na primeira viagem saiu de Lisboa a 24-07 para Casablanca onde carregou fosfatos. Seguiu-se uma estadia em Lisboa de 28-07 a 16-08, quando largou para Bolama. Quando navegava de Casablanca para Newcastle, a 6-04-1949, encalhou num banco de areia em Goodwin, Inglaterra, mas foi safo sem avarias. A 27-09-1950 foi rectificada a arqueação, passando a ter 1.815 TAB e 985 TAL. Em 26-06-1961 foi fretado pelo Ministério do Exército para transporte de tropas e material de guerra (portaria nº 18.551 de26-06-1961). A 2-02-1966 sofreu um abalroamento com o navio de carga holandês SIMONSKERK (9.821 TAB/1961), no rio Ems, seguindo-se um incêndio grave. O navio dirigia-se a Bremen, sendo rebocado para um estaleiro de Emden. A 11-04-1967 entrou em Lisboa a reboque e foi imobilizado na doca do Poço do Bispo. Vendido para sucata a Américo Vasques Vale a 12-10-1967, foi desmantelado em Lisboa em 1968 na doca do Poço do Bispo. Registo cancelado a 25-01-1968. 
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