Tuesday, July 4, 2017

HORTA (1948-1980)

Navio de carga e passageiros a motor, construído de aço, em 1947-1948. Nº Lloyd's: 51555305. Nº oficial: H 372; Indicativo de chamada: CSLO. Arqueação bruta: 2.647 toneladas; Arqueação líquida: 1.041 toneladas; Porte bruto: 3.910 toneladas; Deslocamento máximo: 5.850 toneladas; Deslocamento leve: 1.940 toneladas. Capacidade de carga: 4 porões servidos por 4 escotilhas, com 5.779 m3, incluindo 44 m3 de carga frigorífica. Comprimento ff.: 105,99 m; Comprimento pp.: 98,00 m; Boca: 14,56 m; Pontal: 4,81 m; Calado: 6,08 m. Máquina: 1 motor diesel Doxford,de 5 cilindros, nº 3051, construído em Wallsend-on-Tyne, por The Eastern Marine Engineering Co. Potência de 3.410 bhp a 138 rpm; 1 hélice de 4 pás. Velocidade: 15 nós (15.6 nós vel. máx.). Passageiros: 12 em 8 camarotes. Tripulantes: 29. Navio gémeo: VILA DO PORTO. Custo: £ 309.684, cerca de 32.442.000$00.

O HORTA foi construído no estaleiro Blyth Dry Docks & Shipbuilding Co. Ltd., em Blyth, Inglaterra, (construção nº. 330) para a Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, segundo projecto do Eng. Vasco Taborda Ferreira. De início foi-lhe atribuído o nome SÃO JORGE. As formas de querena foram estudadas e aperfeiçoadas no tanque de El Pardo, da Sociedad Espanola de Construccion Naval, de Madrid. A 17-03-1947 foi assente a quilha na carreira de construção, o navio foi lançado à água a 20-08-1948 e entregue em 30-12-1948 em Blyth. Em Janeiro o HORTA fez a viagem de entrega Blyth - Le Havre - Leixões – Lisboa, onde chegou a 23-01-1949 e foi registado na Capitania do Porto de Lisboa a 21-02-1949. Largou do Tejo na viagem inaugural a 24-02-1949, fazendo escalas nos portos de Leixões, Funchal, Ponta Delgada, Horta, Angra do Heroísmo e Nova Iorque, regressando por Ponta Delgada e Funchal a Lisboa (17-04). Durante a viagem inaugural, o HORTA foi registado em Ponta Delgada a 4-03-1949. Novo Nº oficial: 941; Arqueação bruta: 2.586 toneladas; Arqueação líquida: 1.148 toneladas. Registo inicial em Lisboa cancelado a 14-03-1949. Destinado à carreira dos Estados Unidos, o HORTA foi utilizado principalmente nesta carreira, na qual efectuou, de 1949 a 1971, cerca de 115 viagens, transportando cerca de 340.000 toneladas de carga, incluindo aço e outros materiais para a construção da Ponte Salazar, e 3.000 passageiros. Em 1964 fez uma viagem na carreira do Norte da Europa. Em 1971 foi fretado à Empresa Insulana de Navegação, passando a fazer a carreira Continente – Ilhas, na qual realizou cerca de 110 viagens, transportando aproximadamente 250.000 toneladas de carga geral e 600 passageiros, a maioria entre as ilhas, até ser retirado do serviço em 1979. Em 1971 a Empresa Insulana adquiriu o controlo accionista da Companhia de Navegação dos Carregadores Açoreanos, após o que, a 11-12-1972 esta empresa e os navios foram integrados por fusão na Empresa Insulana de Navegação. O HORTA foi então registado na Capitania do Porto de Lisboa pela EIN a 16-02-1973 (Nº oficial: I - 419), sendo o registo anterior cancelado em Ponta Delgada a 2-03-1973. A 4-02-1974 o HORTA foi transferido para a CTM – Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, constituída nessa data por fusão entre a Empresa Insulana de Navegação e a Companhia Colonial, sendo então avaliado em 12.000.000$00. Registado em Lisboa como propriedade da CTM a 29-05-1974. Continuou a ser utilizado na carreira Continente – Açores, até à imobilização em Lisboa a 24-08-1979, após o que permaneceu fundeado no Mar da Palha, para venda. Comprado à CTM a 14-07-1980 pela firma Baptista & Irmãos, Limitada. Registado em Lisboa a favor desta firma a 25-09-1980 para efeitos de propriedade e posterior demolição. Demolido no cais novo de Alhos Vedros em 1981, após o que o registo final foi cancelado a 14-09-1981 na Capitania de Lisboa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: