Tuesday, July 4, 2017

VILA DO PORTO (1949-1955)



Navio de carga e passageiros a motor, construído de aço, em 1947-1949. Nº Lloyd's: 5602022. Nº oficial: H 384; Indicativo de chamada: CSLR. Arqueação bruta: 2.585 toneladas; Arqueação líquida: 1.175 toneladas; Porte bruto: 3.973 toneladas; Capacidade de carga: 4 porões servidos por 4 escotilhas, com 5.780 m3, incluindo 44 m3 de carga frigorífica. Comprimento ff.: 106,44 m; Comprimento pp.: 100,07 m; Boca: 14,56 m; Pontal: 4,81 m; Calado: 6,08 m. Máquina: 1 motor diesel Doxford de 5 cilindros de duplo efeito com o nº 3152, com 3.410 bhp a 138 rpm; 1 hélice de 4 pás fixas. Velocidade: 14 nós (16 nós vel. Máx.). Autonomia: 10 300 milhas. Consumo de combustível de 13 toneladas / 24 horas. Passageiros: 19 em 8 camarotes. Tripulantes: 33. Navio gémeo: HORTA. Custo: £ 311.859-7-11, cerca de 31.180.000$00. 

O navio-motor VILA DO PORTO foi construído no estaleiro Blyth Dry Docks & Shipbuilding Co. Ltd., em Blyth, Inglaterra, (construção nº. 331), para a Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, de Ponta Delgada, segundo projecto do Eng. Vasco Taborda Ferreira. De início foi-lhe atribuído o nome PICO. As formas de querena foram estudadas e aperfeiçoadas no tanque de El Pardo, da Sociedad Espanola de Construccion Naval, de Madrid. A 15-11-1947 foi assente a quilha na carreira de construção, o navio foi lançado à água a 28-02-1949 e entregue em 27-06-1949. Entrou ao serviço a 2-07, tendo carregado carvão em Inglaterra para Leixões (6 a 7-07) e Lisboa onde entrou pela primeira vez a 8-07-1949. Registado em Lisboa a 6-08-1949, largou do Tejo a 10-08 na viagem inaugural para o Funchal (12-08), Ponta Delgada (15 a 18-08) e Nova Iorque (27-08-1949). Durante a primeira escala em Ponta Delgada o VILA DO PORTO foi inaugurado e abençoado pelo reverendo padre Jean Courtois, antigo prior Dominicano de Paris. Viagem inaugural terminada em Lisboa a 24-09 largando o VILA DO PORTO a 1-10 numa viagem ao Norte da Europa (Lisboa - Leixões – Antuérpia – Roterdão – Hamburgo - Le Havre). Registo transferido de Lisboa para Ponta Delgada a 26-08-1950. Nº oficial: 942. O VILA DO PORTO navegou apenas pouco mais de 6 anos, até à sua perda por encalhe a 20-03-1955 no Leixão Grande (41º 09' N, 08º 40' W), quando seguia de Lisboa para Leixões, com 36 tripulantes e 1 passageiro, sob o comando do capitão da marinha mercante Amadeu Calisto Ruivo, de Ilhavo, tendo-se salvo todos os tripulantes, o passageiro e a cadela Negrita, mascote do VILA DO PORTO. O registo foi cancelado na Capitania de Ponta Delgada na mesma data. Foi o primeiro dos navios do Despacho 100 a ser abatido, concluiu 27 viagens de longo curso aos Estados Unidos e 4 viagens na linha do Norte da Europa, tendo transportado 104.811 Tons. de carga (o que gerou 73.416 contos de fretes), e 1186 passageiros os quais proporcionaram a receita de 3117 contos relativa a bilhetes de passagens. Foi substituído em 1958 pelo AÇORES, construído na Suécia nesse ano.
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